domingo, 20 de maio de 2012

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Em 18 de maio, a Creche Waldemar entrou no clima do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e a Professora Maria José aproveitou a data para conversar com as crianças sobre alguns cuidados e o respeito que deve existir entre as pessoas. Escolheu a poesia Segredo e as histórias: Um Mundinho de Paz e O Mundinho de Boas Atitudes, para despertar nossas crianças para um mundo de respeito e fraternidade. Os demais profissionais da creche aproveitaram o clima e utilizaram roupas pretas ou utilizaram uma faixa preta no braço ao longo do dia. Por meio de atitudes como esta de conscientizar as crianças desde cedo, vamos tendo a certeza de que nossos jovens serão mais responsáveis, conscientes e felizes a cada dia.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Conhecendo um pouco do G2A

  Tão importante quanto garantir que as crianças tenham acesso a bons livros desde bem pequenas é organizar ambientes convidativos e aconchegantes para que possam usufruir das histórias. Pensando nisso, as professoras Ana Lúcia e Márcia do Grupo II A estão desenvolvendo um gostoso trabalho com o Projeto “Era Uma Vez”. A partir do Projeto, foi montada na sala uma mini biblioteca, um espaço gostoso onde crianças e professoras se reúnem para agradáveis momentos de leitura.


   As rodas de história e o contato com os livros fazem parte da rotina diária das crianças. Gostoso mesmo é ver os pequenos com um livro na mão e uma boa história pronta para ser contada.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Um breve artigo

A creche Waldemar da Silva Filho, hoje com 26 anos de fundação, sofreu sua última significativa intervenção há pouco mais de 5 anos, em 2007, com pintura externa e a ampliação do prédio em mais quatro salas de aula aumentando a capacidade de atendimento de 7 para 11 grupos de 04 meses a 6 anos de idade.
Daquele momento até 2012 a creche necessitou reestruturar-se para atender a grande demanda de atendimento a 205 crianças em período integral (visualize a possibilidade de atendimento a 410 crianças em caso de atendimento parcial), tanto no contexto pedagógico quanto administrativo. Exemplo desta reestruturação é o projeto do refeitório que necessita de todo um cronograma e dinâmica especial para podermos alimentar adequadamente as 210 crianças que a creche atende atualmente em quatro refeições diárias, sem superlotar o espaço de refeitório.
Já no início da atual administração em janeiro de 2009, o primeiro contato externo ocorreu entre a direção da creche e o laboratório de Arquitetura da UFSC (PET-UFSC) que originou um primeiro estudo voltado a acessibilidade e rotas de fuga na Unidade Educativa. Concluído o estudo, deu-se início a um novo projeto arquitetônico que visa levantar defeitos e possibilidades para a dinamização do trabalho administrativo e pedagógico desenvolvido dentro da Unidade Educativa sempre com foco em atingir a excelência em Educação Infantil.

Certa de que em 2012 haverá forte parceria com a Secretaria da Educação para melhoria predial, sobretudo da DIINFRA/SME (Diretoria de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação), que vem atuando de forma singular na construção e restauração de dezenas de Unidades Educativas em Florianópolis, a direção da Creche Waldemar da Silva Filho continua empenhada em estudar e melhorar cada vez mais as condições de trabalho de nossos servidores e a qualidade do atendimento às famílias e crianças que aqui estão, afinal, "Nenhum de nós é tão bom quanto todos juntos!"
Segue o link com um dos estudos realizados pelo PET-UFSC que está em fase de finalização.

Análise da relação ambiente x usuário na creche Waldemar da Silva Filho
http://www.arquitetura.eesc.usp.br/ocs/index.php/sbqp2011/sbqp2011/paper/viewFile/311/201

Luciano Gonzaga Galvão
Diretor da Creche Waldemar da Silva Filho



Produção Científica em Educação Física na Educação Infantil de Florianópolis

Os Profissionais de Educação Física da Creche Waldemar da Silva Filho, Santa Helena Amorim e Luciano Gonzaga Galvão escreverem juntamente com o Grupo Independente de Educação Física na Educação Infantil, do qual fazem parte, uma edição especial da Revista Motrivivência da UFSC com o título:  Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis: problematizando limites e possibilidades. A referida edição pode ser conferida na íntegra no link:
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/1180

Não deixe de acessar e conhecer um pouco mais das discussões atuais que permeiam as relações da Educação Física no âmbito da Educação Infantil.